sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Simulado ENEM O GLOBO

Falta pouco tempo para o Enem 2013! Nos dias 26 e 27 de outubro, mais de 7 milhões de estudantes participarão do Exame Nacional do Ensino Médio, e nós queremos ajudar na sua preparação. Por isso, convidamos os candidatos do país todo a fazer as provas da primeira rodada dos Simulados O GLOBO, cujas questões foram elaboradas por uma equipe de professores experientes do Sistema de Ensino GPI e do Colégio e Curso Pensi.
Esta primeira rodada será dividida em duas etapas, observando as áreas do conhecimento que compõem o exame do Ministério da Educação (MEC). A primeira etapa, com 60 questões, estará disponível a partir de 27 de agosto, com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 3 de setembro, entram no ar mais 60 questões. São as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Os Simulados O GLOBO terão uma versão para desktops e outra para tablets ou smartphones. Antes de iniciar as provas, o aluno pode optar pela versão que deseja. Além disso, o estudante pode baixar a prova e resolvê-la sem estar conectado à internet. Uma boa notícia para quem quer estudar para o Enem em qualquer lugar, utilizando a tecnologia desenvolvida pelo Colégio 24 Horas, que já aplicou mais de 2 milhões de testes neste projeto.
Como na edição passada, aqueles que fizerem as provas nos primeiros cinco dias após seu início (ou seja, até o dia 31 de agosto, no caso da primeira etapa, ou até o dia 8 de setembro, na segunda) poderão ter o seu resultado avaliado de acordo com a Teoria da Resposta ao Item (TRI), passando a receber sua média de maneira similar à que vem sendo adotada no Enem. Para obter o resultado de acordo com a TRI, é preciso fazer um pequeno cadastro. Quem quiser apenas contabilizar seus erros e acertos não precisa se cadastrar.
O gabarito será disponibilizado para o estudante assim que ele terminar a prova. Os resultados com a TRI serão divulgados no dia 17 de setembro. Os demais participantes saberão imediatamente qual foi seu número de acertos.
A segunda rodada dos Simulados O Globo acontece dias 1 e 8 de outubro!
Agora, é só clicar e começar a treinar! Leia as instruções e, depois, faça a sua prova.

Exemplo de Redação Nota 1000 do ENEM 2012

Redes sociais: o uso exige cautela
Uma característica inerente às sociedades humanas é sempre buscar novas maneiras de se comunicar: cartas, telegramas e telefonemas são apenas alguns dos vários exemplos de meios comunicativos que o homem desenvolveu com base nessa perspectiva. E, atualmente, o mais recente e talvez o mais fascinante desses meios, são as redes virtuais, consagradas pelo uso, que se tornam cada vez mais comuns.
Orkut, Twiter e Facebook são alguns exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a popularidade das mesmas se tornou tamanha que não ter uma página nessas redes é praticamente como não estar integrado ao atual mundo globalizado. Através desse novo meio as pessoas fazem amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opiniões, organizam movimentos, como os que derrubaram governos autoritários no mundo árabe e, literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento é que nos convém cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem.
Não saber os limites da nossa exposição nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a integridade da nossa imagem perante a sociedade. Afinal, a partir do momento em que colocamos informações na rede, foge do nosso controle a consciência das dimensões de até onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informações pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulneráveis moralmente.
Percebemos, portanto, que o novo fenômeno das redes sociais se revela como uma eficiente e inovadora ferramenta de comunicação da sociedade, mas que traz seus riscos e revela sua faceta perversa àqueles que não bem distinguem os limites entre as esferas públicas e privadas “jogando” na rede informações que podem prejudicar sua própria reputação e se tornar objeto para denegrir a imagem de outros, o que, sem dúvidas, é um grande problema.
Dado isso, é essencial que nessa nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena consciência de que tornar pública determinadas informações requer cuidado e, acima de tudo, bom senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa ser prejudicada. Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país, e pelas próprias comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas revelaram sua eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão, certamente, o melhor meio para alertar os usuários a respeito dos riscos de seu uso e os cuidados necessários para tal.
Redação de Camila Pereira Zuconi, Viçosa (MG). Texto extraído do documento A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.
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Iniciaremos nossa análise a partir do título, um item essencial em dissertações-argumentativas e, através deles, podemos verificar que a candidata compreendeu a proposta e o seu foco, pois já nele menciona as redes sociais e, inclusive, opina sobre elas ao afirmar que é necessária a cautela.
Na introdução, ela recorre à história da tecnologia da comunicação para resgatar a trajetória das relações interpessoais e à necessidade e inerência (por causa da capacidade de falar) do homem de se comunicar, o que já pontua na competência número dois que avalia a aplicação de conhecimento de várias áreas para desenvolver o tema. Ao traçar essa rota histórica, a candidata chega à internet, mais especificamente às redes sociais e afirma que seu uso é cada vez mais comum e fascinante e, assim, introduz sua tese, que será mais embasada no parágrafo seguinte, ao citar as redes sociais mais famosas e afirmar que quem não tem conta em alguma delas ou em nenhuma, praticamente não existe no mundo globalizado (mais pontuação na segunda competência). Além disso, ela cita a importância que estas redes têm nas relações entre as pessoas, inclusive na sua atuação política, dando como exemplo e mostrando mais conhecimento de mundo, a Primavera Árabe (o que “casou” com a proposta de redação da segunda fase da Fuvest do mesmo ano, que tratava da participação política; também no mesmo ano, a Unicamp, em sua primeira fase, elaborou suas propostas de redação com a internet e seus usos e consequências como pano de fundo. Às vezes isso acontece e é bom o candidato que presta estes e outros exames lembrar-se, pois um pode até ajudar no outro) e, daí, finalmente (o que aqui não é ruim) destaca sua tese, dizendo que é preciso “cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem” (ZUCONI, C. P. Redes sociais: o uso exige cautela In A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.).
Seu argumento principal vem logo em seguida, quando ela diz que não saber dos limites da exposição nas redes sociais pode sair caro e até colocar em risco a integridade da pessoa diante da sociedade, alegando que ao colocar algo na rede, perde-se o controle desta publicação, o que pode causar vulnerabilidade. Neste momento, a candidata poderia lançar mão de uma estratégia argumentativa para fortalecer este argumento e dar como exemplo casos recentes de crimes cibernéticos, como por exemplo, manipulações e e-mails virais com fotos de pessoas famosas (artistas em geral), citando nomes ou não. Ao fazer isso, apenas tenha certeza de que o dado fornecido por você é verdadeiro, já que a redação não pode ter incoerências externas.
No parágrafo seguinte, ela faz uma ponderação, o que mostra bom senso: a candidata volta a afirmar a importância da internet na comunicação humana, mas faz a ressalva de que ela é perigosa para aqueles que não conhecem os limites entre o público e o privado ao publicar informações que podem prejudicar moralmente quem as publicou, além de poder denegrir a imagem alheia. Neste ponto, a autora também poderia, para alicerçar melhor seu argumento, mencionar casos de cyberbullying que, infelizmente, aumentaram com o uso das redes sociais e de pessoas que “abusaram” das redes sociais e foram prejudicadas de uma forma ou de outra (foi mandada embora do emprego, por exemplo). Dar exemplos que você conhece não tem problema, desde que seja feito de modo impessoal, isto é, usando a terceira pessoa e não a primeira, já que em dissertações-argumentativas o foco está nas ideias e não no autor.
No último parágrafo, a candidata parte para a conclusão, lugar comum para a proposta de intervenção social, última competência a ser julgada. Ela reafirma a importância da consciência e do bom senso ao se utilizar as redes sociais e diz que isso poderia ser alcançado através de ações conjuntas entre os governos e as próprias redes sócias. Apesar de ser uma proposta de solução simples, é inovadora, pois sugere uma parceria entre governo e redes sociais.
Além de tudo o que foi esmiuçado acima, a autora escreveu seu texto mostrando domínio da norma culta da Língua Portuguesa, além de demonstrar um bom uso dos recursos linguísticos a fim de produzir um texto coeso e coerente dentro do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Na próxima semana, abordaremos mais especificamente a quinta competência avaliada pela grade de correção do ENEM: a proposta de intervenção social. Até lá!

*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Simulado 'Geekie Games' abre inscrições no próximo sábado

As inscrições para o "Geekie Games - O desafio do Enem", uma plataforma na web que vai testar os conhecimentos dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão abertas no próximo sábado (31). A participação é gratuita.
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.
As questões que serão usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.

Segundo Dalton Francisco de Andrade, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), "a teoria tem modelos dependendo da natureza das questões", como, por exemplo, questões consideradas fáceis, e outras que, para acertar, ou o candidato mostra maior domínio do conteúdo, ou o candidato escolheu uma resposta a esmo (chute). Na hora de gerar a nota do candidato, o sistema não calcula "só a quantidade de itens que ele acerta, mas quais são os itens que ele acerta", explica Andrade.
Por isso é importante fazer simulados, segundo o professor, já que é assim que o candidato vai "se acostumar com o tipo de questão que o Enem coloca". Na dúvida sobre alguma questão, Andrade recomenda que o candidato a responda mesmo sem certeza. "Todo acerto que ele tem, seja casual ou não, vai aumentar a nota dele."

Três etapas
A plataforma tem três etapas para deixar o aluno melhor preparado para o Enem. Na primeira etapa, quem se inscrever vai poder fazer exercícios das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Na segunda etapa, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção. Ao final do processo, de 9 a 16 de outubro, o aluno vai fazer um simulado online no mesmo formato do Enem

VEJA O CRONOGRAMA DO 'GEEKIE GAMES'
Inscrições de 31 de agosto a 9 de outubro
Testes e plano de estudos de 31 de agosto a 25 de outubro
Simulado online 9 a 16 de outubro
OBS.: O Enem será nos dias 26 e 27 de outubro
As notas são calculadas a partir da TRI. O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute)
Pelo "Geekie Games" será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.
A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes e possam entender as principais dificuldades dos alunos.

Como funciona

O primeiro passo será se inscrever no programa a partir de 31 de agosto, no G1 Educação ou diretamente no site do Geekie Games. Não será cobrada taxa de inscrição.
Na primeira etapa, o estudante vai fazer um teste para avaliar seus conhecimentos do conteúdo do Enem e identificar seus pontos fortes e fracos. A avaliação é dividida de acordo com as quatro áreas do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens.
A prova pode ser feita em qualquer dia e horário de acordo com as possibilidades dos alunos. Não é obrigatório responder às questões de todas as quatro disciplinas, mas o ideal é que o aluno possa medir todo o seu conhecimento das áreas exigidas no Enem.
A inscrição pode ser feita até o dia 9 de outubro, mas o ideal é se inscrever o quanto antes e já poder fazer uso da plataforma na qual o aluno recebe um plano de estudos personalizado feito por professores para que possa estudar usando uma plataforma interativa que identifica como ele aprende melhor.
Na plataforma o aluno tem acesso a textos e vídeos sobre o conteúdo abordado nas provas. Durante esse período o professor e a escola podem acompanhar a evolução e desenvolvimento dos seus alunos e ajudá-los a se preparar para o Enem.
Um ranking atualizado diariamente vai mostrar o desempenho dos alunos por área de conhecimento.

Simulado final

De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.
Esse simulado será aberto pra todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

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